sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Crianças também enfrentam problemas

     Dificuldades na escola, problemas de relacionamento, ansiedade, nervosismo, medo exagerado, a chegada de um irmãozinho novo, a perda de um parente próximo, gastrite nervosa, falta de convívio com os pais, separação, mudança de cidade ou escola, uma doença repentina, internação, dores sem explicação, violência escolar... UFA!... às vezes ser criança não é tão fácil quanto pode parecer para alguns.

     Assim como na vida dos adultos, para as crianças, problemas podem ser superados. Elas são capazes de aprender e ensinar muito com o que vivem. Uma das formas de possibilitar isso é a psicoterapia infantil. Trata-se de um espaço feito para acolher e dar voz às crianças. Muitos se espantariam em ver como uma criança pode ser capaz de falar a respeito de seus problemas, com tamanha maturidade e consciência, desde que ela tenha um espaço para isso. Usam suas metáforas, seus personagens, seus desenhos, suas brincadeiras e por meio de uma linguagem cheia de significados elas falam... também contam segredos, pedem ajuda, demonstram suas dificuldades, compreendem o que está acontecendo e aprendem.
   
     Há quem pense que as crianças vão ao consultório brincar. Mas os jogos, brincadeiras e atividades lúdicas servem a propósitos importantes e são ferramentas que permitem que o psicólogo se aproxime, observe e entenda como a criança lida com assuntos diversos. Se você ainda não parou para observar, preste atenção na vasta gama de habilidades que você mesmo pode ter aprendido (ou praticado) jogando. Eu aprendi questões básicas de lógica jogando cara-a-cara; entendi que não posso comprar tudo o que dá vontade jogando banco imobiliário; percebi que às vezes é preciso ser estratégica jogando settlers of catan, descobri o poder de comunicação da linguagem corporal jogando imagem & ação.
    
     Imagino que adultos também poderiam se beneficiar se os jogos fossem utilizados em suas sessões terapêuticas.

     Assim como no caso dos adultos, as mais diversas questões podem ser trabalhadas em contexto de psicoterapia infantil. Se você tem dúvidas sobre como é a psicoterapia infantil, quer saber mais a respeito ou gostaria de levar seu(a) filho(a) a um profissional, entre em contato, mande um e-mail ou deixe um comentário que ficarei feliz em ajudar como puder.


e-mail: leticiaregia.psi@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário