sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Déficit de Atenção?

     Quem nunca ouviu falar sobre Déficit de atenção (DDA)? Muitas crianças têm recebido o diagnóstico e podem estar sendo medicadas sem necessidade. Alguns comportamentos "indesejados" que as crianças apresentam podem ser a demonstração de que elas estão enfrentando problemas. Por isso, antes de partir para a medicação, procure saber qual é o problema que deve ser resolvido e quais são as opções (psicoterapia, psiquiatria, diálogo familiar ou de tudo um pouco?) O uso de medicação pode até acabar com os sintomas, mas como saber se as causas ainda permanecem? Se elas não sumirem o uso da medicação será permanente?
     Uma das formas de lidar com o problema é procurar orientação profissional. Psicólogos e psiquiatras podem te ajudar.


     Se você desconfia que uma criança tem déficit de atenção, procure a orientação de profissionais e leve o máximo de informações relevantes. Observe alguns sinais que podem ajudar os profissionais a entender qual é o problema:
  • A criança é incapaz prestar atenção durante um tempo razoável? Observe outras crianças da mesma idade para ajudar na comparação. Mas não se esqueça que as crianças são diferentes. Fique atento às diferenças que prejudicam.
  • Faz coisas impulsivas? (age de um jeito que ninguém esperava, fora de contexto)
  • Ele(a) corre, escala, fala sem levar em consideração o que é apropriado para a situação?
  • Demonstra ter problemas consigo mesma, socialmente e na escola?
  • Tem dificuldade em terminar o que começa?
  • Tem dificuldade em esperar a sua vez (filas, jogos, hora de falar)
  • Parece não parar quieta pra nada? (preste atenção se a criança pára quando está fazendo algo que gosta)
Fontes: HOLMES, DAVID S. Psicologia dos transtornos mentais (1997) Artmed, São Paulo e DSM IV

Dica: escreva uma lista em tópicos sobre o que você observou e na hora da consulta tenha a lista em mãos. As ocasiões em que os comportamentos acontecem e a frequência deles também podem ser informações relevantes. Assim, você ajuda o profissional e não corre o risco de esquecer coisas importantes. Se tiver perguntas a respeito do tratamento ou do diagnóstico, anote também e pergunte.

     Se receber informações muito diferentes de um profissional para outro, saiba que a situação do déficit de atenção ainda é polêmica e por isso destaco a importância de um diagnóstico bem feito para evitar o uso abusivo de medicação.

Quer saber mais?A polêmica do déficit de atenção - usar medicação ou não?
IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção - para pais, professores e profissionais
8 sinais para ficar atento! - questões importantes para o diagnóstico

Nenhum comentário:

Postar um comentário