terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sexualidade na adolescência

Sexo é ainda um assunto que muitos pais têm dificuldade em abordar. Mas as crianças crescem e muitas curiosidades surgem. Será que a melhor estratégia é deixar que os filhos aprendam tudo na escola e na vida?
Receber orientações dentro de casa pode ser algo muito útil, pois algumas curiosidades podem ser respondidas de forma inadequada quando não existe um espaço adequado para acolhê-las.

Uma das formas de abordar assuntos para os quais os pais se sentem despreparados é utilizar literatura. Por isso costumo trabalhar com a indicação de livros. Hoje separei um especialmente para tratar de sexualidade. Se você pesquisar, verá que existem bons livros a respeito do tema, mas o indicado de hoje é:


Separei um link em uma livraria para quem tiver interesse em adquirir. Se você for adolescente e tem interesse, sugiro que mande essa publicação aos seus pais para demonstrar que está curioso. Se for pai ou mãe, sugiro a leitura aos filhos. Se possível, façam uma leitura em conjunto para que as dúvidas sejam detectadas e respondidas aos poucos.

Mas, antes de colocarem livros nas mãos dos filhos, recomendo que os pais leiam. Dessa forma você pode filtrar se existem conteúdos que não estão de acordo com suas crenças. Não precisa condenar um livro inteiro por causa de uma questão ou outra que não concorde. Por que não reter o que é bom?

O livro foi escrito por uma médica e trata de aspectos envolvidos com a sexualidade: maturidade física e psíquica, responsabilidade, relacionamentos, etc.

Se você não se sente à vontade para tratar do assunto, procure ajuda de um profissional que possa te orientar.
Dúvidas ou sugestões? Fique à vontade para comentar ou enviar e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário