terça-feira, 27 de novembro de 2012

Garotas de Vidro



Estudar psicologia com certeza envolve muita leitura. Mas uma das fontes que aprecio muito é a não técnica. Por meio de uma narrativa em um livro, é possível encontrar diversos aspectos do ser humano e do sofrimento psíquico com um viés que envolve muito o sujeito para além de um rótulo. É claro que a leitura técnica é indispensável, mas na hora de recomendar uma leitura simples, procuro livros como esse. Por meio dele, podemos estabelecer diálogos e tirar dúvidas de pais e pacientes.

GAROTAS DE VIDRO é composto pela narrativa de uma personagem que está envolvida com transtornos alimentares. No livro você poderá encontrar a obsessão em contar calorias, alucinações, delírios, pensamentos depressivos, "pensamentos automáticos" e a evolução progressiva do comprometimento da saúde mental e física da personagem. Para tanto, a autora contou com a ajuda de uma especialista em pacientes com transtornos alimentares. A leitura é descomplicada e tem um suspense envolvente.

Aos pais, profissionais e pacientes, esse livro foi escrito de forma simples, sem linguagem técnica. Com isso, é mais fácil se colocar no lugar da personagem e compreender a dinâmica.
RECOMENDO!
A história da personagem com certeza não é a sua, mas se você se identifica em alguns aspectos (sofrimento psíquico, comprometimento de sua saúde e vida social), é importante buscar ajuda profissional.

Dúvidas ou comentários? Fique à vontade para escrever que responderei quando possível.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sexualidade na adolescência

Sexo é ainda um assunto que muitos pais têm dificuldade em abordar. Mas as crianças crescem e muitas curiosidades surgem. Será que a melhor estratégia é deixar que os filhos aprendam tudo na escola e na vida?
Receber orientações dentro de casa pode ser algo muito útil, pois algumas curiosidades podem ser respondidas de forma inadequada quando não existe um espaço adequado para acolhê-las.

Uma das formas de abordar assuntos para os quais os pais se sentem despreparados é utilizar literatura. Por isso costumo trabalhar com a indicação de livros. Hoje separei um especialmente para tratar de sexualidade. Se você pesquisar, verá que existem bons livros a respeito do tema, mas o indicado de hoje é:


Separei um link em uma livraria para quem tiver interesse em adquirir. Se você for adolescente e tem interesse, sugiro que mande essa publicação aos seus pais para demonstrar que está curioso. Se for pai ou mãe, sugiro a leitura aos filhos. Se possível, façam uma leitura em conjunto para que as dúvidas sejam detectadas e respondidas aos poucos.

Mas, antes de colocarem livros nas mãos dos filhos, recomendo que os pais leiam. Dessa forma você pode filtrar se existem conteúdos que não estão de acordo com suas crenças. Não precisa condenar um livro inteiro por causa de uma questão ou outra que não concorde. Por que não reter o que é bom?

O livro foi escrito por uma médica e trata de aspectos envolvidos com a sexualidade: maturidade física e psíquica, responsabilidade, relacionamentos, etc.

Se você não se sente à vontade para tratar do assunto, procure ajuda de um profissional que possa te orientar.
Dúvidas ou sugestões? Fique à vontade para comentar ou enviar e-mail.